sexta-feira, 9 de maio de 2014


Alimentos Termogênicos
 
Nos últimos dias muita gente veio me perguntar sobre os alimentos que aceleravam o metabolismo, os famosos termogênicos. Mas antes de conhecê-los vamos entender como algumas coisas funcionam.

 

            Você sabia que gastamos energia quando estamos dormindo?

Pois é, mesmo quando estamos em repouso nosso corpo precisa de energia, é o que conhecemos por Taxa de Metabolismo Basal. A respiração, os batimentos cardíacos, a digestão, a circulação sanguínea, as funções celulares e do cérebro utilizam de 40 a 60% da nossa necessidade energética diária. Sendo assim, boa parte da energia que consumimos é só para manutenção das funções dos nossos órgãos e sistemas.

Toda esta energia vem do que comemos. O alimento que ingerimos resulta em glicose que se quebra e forma a molécula de ATP! Ela fica dentro das células e é como uma pequena bateria dando a energia que a célula precisa para trabalhar. Quanto mais difícil, complexa e intensa for a função da célula, mais ATP ela vai precisar.

A utilização da ATP pela célula gera calor e isso é a termogênese! Nada mais nada menos do que energia em forma de calor produzida nos tecidos do nosso organismo.

Existem dois tipos de termogênese, a obrigatória que é a que eu citei a cima, a gerada pela TMB, simplesmente para manter o corpo funcionando em repouso. E a termogênese facultativa que é tudo o que vai além da TMB, ou seja, quando saímos do repouso seja nos movendo, conversando, estudando ou fazendo alguma atividade física, isso aumenta as funções das células e faz com que elas gastem mais ATP.

            Agora que entendemos a termogênese podemos falar dos alimentos termogenicos. Estes alimentos apresentam um maior nível de dificuldade para serem digeridos e por isso dão mais trabalho para as células que utilizam mais energia para este processo. Todos os alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, mas os termogenicos se destacam dos outros, eles induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado e gastam mais calorias!

           

            Afinal quais alimentos são termogênicos?

            Podemos citar pimenta, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, cafeína, guaraná, linhaça, água gelada, gorduras vegetais, canela, chá verde, cacau...

Incluir alimentos termogênicos na alimentação diária pode ser uma ótima opção para quem está com dificuldade de perder peso. Estudos comprovam o beneficio destes alimentos no tratamento para a obesidade, claro que juntamente com uma dieta equilibrada e atividade física!

            É importante dizer que estes alimentos não devem ser consumidos no período da noite, pois podem prejudicar o sono e o excesso pode gerar problemas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos devem evita-los, pois os alimentos termogênicos aceleram o coração e pessoas que sofrem de algum problema na tireoide devem ficar atentas já estes alimentos  influenciam no metabolismo.

O consumo de alimentos termogênicos é uma alternativa que auxilia na perda de peso, mas devem ser consumidos segundo a orientação de um profissional da Nutrição, só o nutricionista poderá indicar a quantidade e o alimento ideal para cada pessoa.
 
Bom galera, já conhecemos os alimentos termogênicos e sabemos como eles agem. Eles podem contribuir sim para a diminuição do peso, mas é importante lembrar que só o consumo destes alimentos não é suficiente, é preciso concilia-los a uma dieta saudável e atividades físicas regulares, tenho certeza que o resultado será bastante positivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá acadêmicos de Nutrição! Compartilhe sua mensagem conosco