quarta-feira, 23 de abril de 2014


Guias alimentares!
 

Como prometi, hoje falarei sobre estratégias de Educação Nutricional. E para a primeira estratégia: Os guias alimentares, que são básicos e bastante abrangentes. 

O principal objetivo ao se realizar uma ação de educação nutricional é tornar o publico alvo capaz de fazer escolhas alimentares mais saudáveis sem necessariamente ter que seguir um plano alimentar estabelecido. Para isso é necessário que a informação chegue às pessoas de forma prática, é por isso que os nutricionistas precisam de criatividade e boas ferramentas de apoio.

 Uma ferramenta bastante utilizada é o guia alimentar. Este forte aliado a Educação Alimentar e Nutricional está cada vez mais variado. Temos desde os guias mais gerais, que trazem as principais regras para uma boa alimentação, até os guias mais específicos, formulados para cada fase da vida e doenças relacionadas à alimentação.

Podem estar em forma de pirâmide, livro, folheto ou cartaz, tudo para alcançar seu objetivo, que é atingir efetivamente o maior número de pessoas. Mas para que isso ocorra é preciso tomar alguns cuidados na hora de elaborar os guias, são eles: utilizar uma linguagem simples e de fácil compreensão para a população em geral, trazer o conteúdo de forma atrativa ao público a qual se destina e recomendações acessíveis as diferentes classes.

Um guia bastante interessante é o guia alimentar de bolso do ministério da saúde. É um guia geral para uma alimentação saudável, veja como o conteúdo foi abordado.
 
Gostou do guia? Pesquise sobre outros guias que poderão ajudar você a cuidar mais da alimentação.
E por falar em Guias Alimentares...
Atenção nutricionistas e acadêmicos do curso, o prazo para as contribuições do Novo Guia Alimentar da População Brasileira do Ministério da Saúde é até 7 de maio de 2014.
Acesse e contribua!
 
 
Abraços!
Até sexta!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá acadêmicos de Nutrição! Compartilhe sua mensagem conosco