segunda-feira, 14 de abril de 2014

Meu filho não quer comer!!!!

Acredite, esta é uma queixa que tira o sono de muita mamãe por aí...

Elas escolhem o melhor alimento, capricham na preparação... mas na hora de fazer a criança comer, levam um baile! Os pequenos insistem em recusar o alimento mesmo depois de várias tentativas desesperadas da mãe, que vão desde malabarismos com a comida, pratos decorados, histórias ou musiquinhas e até mesmo o perigo das recompensas e/ou castigos.

Muitas vezes, no fim das contas, essa birra acaba cansando a mãe que se frustra e cede a vontade do filho! Cada fase na vida das crianças tem suas especificidades, inicialmente as caras e bocas dos bebês a cada novo alimento, depois a preferência da criança pelo leite ao invés da comida, até que finalmente vem a fase em que querem apenas poucos alimentos, preferindo geralmente alimentos ricos em açúcar ou gordura. Mas aqui vai um aviso: as crianças são muito espertas e percebem a angústia das mães em fazê-las comer a qualquer custo e geralmente tiram proveito disso.

É normal e saudável que as crianças tenham preferências alimentares, porém devemos estar atentos ao que os pequenos comem. Respeitar essas preferências é super válido, desde que a alimentação como um todo seja equilibrada e saudável. Permitir a troca de uma refeição completa por apenas um alimento pode tornar-se um hábito, sendo cansativo para a mãe e um risco a saúde dos baixinhos!

E é por isso que a EN quer ajudar você a entender o porquê isso acontece e qual é o papel da mãe e da família. Confira as dicas da Nutricionista Mônica Broilo!

É birra ou é preferência alimentar?
O primeiro passo é manter a calma e entender algumas características comuns a todas as crianças. Todos nós nascemos com preferências naturais por sabores doces e aí cabe a primeira dica: ofereça alimentos para seu filho na sua forma natural, sem adição de açúcar ou mesmo sal e gorduras. É uma forma de acostumar o paladar das crianças ao sabor natural dos alimentos. Muitos estudos comprovam que essa atitude no primeiro ano de vida leva a uma alimentação mais saudável na idade pré-escolar e escolar!

Tal mãe, tal filho!
Seja o exemplo! Hoje se sabe que a alimentação das crianças está diretamente associada a alimentação da família, mas essencialmente à alimentação da mãe. Promover um ambiente alimentar saudável em que os pais e familiares consumam regularmente alimentos saudável leva a criança a consumir os mesmos tipos de alimentos. Acredite, a qualidade da sua alimentação determina a qualidade da alimentação do seu filho!

Limpar o prato nem sempre é saudável!
Não force seu filho a comer mais do que ele precisa! A capacidade gástrica de uma criança é bem menor do que a de um indivíduo adulto, por isso não sirva seu filho com uma quantidade grande de comida. Além disso, forçar seu filho a limpar o prato pode fazer com que ele crie aversão ao momento das refeições.

Não sabote o apetite do seu filho!
Um comportamento por parte dos pais que pode atrapalhar o momento da refeição é oferecer petiscos ou bebidas próximo ao horário da comida. Esse tipo de hábito é bastante comum e, muitas vezes, passa despercebido, mas é muito prejudicial. Além de tirar o apetite para as refeições principais, estes petiscos e bebidas podem vir carregados de açúcar e gordura.

Um alimento de cada vez.
Ofereça novos alimentos individualmente. Assim, além da criança conhecer e se acostumar com o sabor de cada alimento ficará mais fácil para os pais identificarem suas preferências. Mas lembre-se, é necessário entre dez a quinze exposições ao alimento, em dias diferentes, para podermos considerar que a criança realmente não gostou!

Aprenda a substituir!
Quando um alimento é recusado pela criança prepare-o de outra forma ou faça uma substituição por um alimento do mesmo grupo alimentar.  Trocar uma refeição completa pelo leite não vai suprir as necessidades de seu filho e irá criar um hábito alimentar indesejado!

Não faça do alimento uma recompensa!
Na tentativa de fazer seus filhos comerem, muitos pais acabam utilizando estratégias, que na hora podem funcionar, mas à longo prazo trarão consequências. É comum recompensar os filhos que limpam o prato com seus alimentos preferidos, geralmente ricos em açúcar, sal e gordura. Nesta situação os pais estão ensinando aos seus filhos três coisas: que aquela refeição é ruim, que a guloseima é boa e que a chantagem existe e pode ser usada. Cuidado com estas estratégias, tente incentivar seu filho a comer pela conversa e pelo exemplo, respeitando o apetite da criança.

Evite o estresse!
Faça das refeições um momento de prazer. Esta dica serve para filhos em qualquer idade. Torne o momento das refeições agradável, evitando a discussão de problemas que podem ser resolvidos em outros momentos. Outra dica é incluir as crianças no preparo das refeições, desde os mais pequenos. Deixe que as crianças coloquem a mão na massa, toquem no alimento, coloquem na boca, mesmo ainda crus. Mas claro, cuidado com facas, pontas de garfos e com o fogão!


É importante que as mães entendam que a formação dos hábitos alimentares ocorre na infância e a família é a grande responsável por isso. Este é o momento de plantar hábitos saudáveis para colher saúde no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá acadêmicos de Nutrição! Compartilhe sua mensagem conosco