quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Nutricionista como Educador!

Hoje o EN falará sobre a preparação do Nutricionista para esta função.

Sabemos que nossos hábitos alimentares são formados desde a nossa infância e dependem de diversos fatores, da alimentação da família, do meio social, da situação econômica, da cultura, da mídia e muitos outros. Os hábitos e as preferencias alimentares nos acompanham durante a vida e são um tanto quanto difíceis de serem modificados.

E o que fazer quando a alimentação prejudica nossa saúde? Como fazer mudanças definitivas? A quem recorrer?

Muitas vezes, a obesidade e outras doenças que necessitam de dietas diferenciadas nos colocam frente a uma questão, que para ter saúde e viver bem, precisamos conhecer aquilo que comemos. A maneira mais eficiente de mudar hábitos é a reeducação alimentar.

E é ai que entra o nutricionista!

Segundo a lei que regulamenta a profissão, a educação alimentar e nutricional é considerada atividade privada do Nutricionista.

Mas o nutricionista está preparado para educar?

Está dentro da formação do Nutricionista a disciplina de Educação Nutricional, nela o acadêmico que já estudou os benefícios e malefícios dos alimentos para o organismo, aprende as melhores formas para orientar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis na hora de se alimentar. Essa educação não ocorre somente nos consultórios, mas também nas comunidades, nos hospitais, nas escolas, entre outros e serve tanto para tratar quanto para prevenir!

Apesar de não ser uma disciplina obrigatória desde 1996 quando houve a exclusão do  currículo mínimo, a disciplina de Educação Nutricional está dentro do currículo do curso de Nutrição da Feevale. Ela acontece de forma teórica e prática.

Seu conteúdo é dividido em 9 unidades, onde são abordados: Didática na educação alimentar, educação nos campos de atuação do nutricionista, comportamento alimentar, planejamento de programas de educação alimentar, educação alimentar por meio da pirâmide, teatros, brincadeira e histórias infantis, educação alimentar em diferentes grupos e meios de comunicação em massa para a educação nutricional.

A porção prática é feita durante 15 horas em escolas de ensino infantil e fundamental. Os acadêmicos fazem um diagnóstico do público alvo e o planejamento do programa de educação nutricional e então trabalham a alimentação das formas mais criativas possíveis. Logo após o trabalho ser realizado, os acadêmicos, as professoras e a escola avaliam o resultado daquilo que foi trabalhado. É durante a prática que os acadêmicos podem vivenciar as teorias aprendidas em sala de aula.


Na próxima semana traremos alguns trabalhos realizados pelos acadêmicos da disciplina.

Um comentário:

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